Matérias

Anos 80

NARRADORES

De animes dos anos 80

10

Ricardo Mariano Dublasievicz

Ricardo Mariano Dublasievicz

Texto de Abertura
Noriko Ohara

Macross: Guerra das Galáxias

Cabia sempre ao Ricardo Mariano a narração de abertura do anime com o intuito de explicar aos telespectadores como resurgiu a nave de Combate Macross.

9

Luiz Feier Motta

Luiz Feier Motta

Narrador de Prólogo e Epílogo
Akira Kimura

Patrulha Estelar

Em estúdio de dublagem Feier era ainda iniciante, quando assumiu as narrações do início e desfecho do anime Patrulha Estelar.


8

Ibrahim Barchini

Paulo Roberto

Narrador de Prólogo e Epílogo
Não creditado

Pirata do Espaço

No início dos anos 80 Paulo Roberto era um nome bem atuante dentro da Herbert Richers. No anime Pirata do Espaço, grande sucesso dentro do infantil Clube da Criança, sua narração finalizava ou iniciava os episódios.

7

Osmiro Campos

Osmiro Campos

Narrador de Prólogo e Epílogo
não creditado

Saber Rider

No final da década de 1980 o anime Saber Rider chegava à televisão brasileira pelo SBT. A dublagem da MAGA escolheu para narrador Osmiro Campos, conhecido do grande público como a voz do Professor Girafales, e acertou em cheio.

6

Márcia Gomes

Márcia Gomes

Narração de Episódio
Michie Kita

Angel A Menina das Flores

As tristes histórias de Angel era narradas pela incomparável Márcia Gomes, que de forma muito eficiente e suave pontuava os acontecimentos da vida sofrida da menina do título.

5

Leonardo José

José Leonardo

Narração de Episódio
Akira Nagoya

Super Aventuras

O anime Super Aventuras apareceu no Brasil em 1983 dentro do programa infantil Clube da Criança, pela TV Manchete. Apesar de ter recebido uma voz mais conhecida para a narração dos episódios, algumas histórias foram narradas também pelo excelente Jose Leonardo que com um lindíssimo timbre e muita técnica passava as emoções das fábulas para os pequeninos.

4

Ibrahim Barchini

Paulo Roberto

Narração de Prólogo e Epílogo
Hidekatsu Shibata

D'artagnan e Os Três Mosqueteiros

Mais uma vez Paulo Roberto! No anime D’artagnan e Os Três Mosqueteiros, ele ajudava o público mirim do Clube da Criança a compreender melhor a sequência dos episódios, tudo de uma forma leve e divertida.

3

Vera Miranda

Vera Miranda

Narração de Episódio
Toshiko Sawada

Heidi

Tão delicada e emocionante quanto o anime Heidi, a narração de Vera Miranda merece destaque nessa categoria. Sua voz ficou eternizada por quem assistiu ao título. 

2

Marcos Lander

Marcos Lander

Narração de Episódio
Masaaki Yajima

As Aventuras do Pequeno Príncipe

Um narrador que transmite simpatia, sim essa é a característica que explica melhor o trabalho feito por Marcos Lander na dublagem do anime As Aventuras do Pequeno Príncipe. Trabalho inesquecível e ponto alto da versão em português.

1

Neyda Rodrigues

Neyda Rodrigues

Narração de Episódio
Akira Nagoya

Super Aventuras

Com um trabalho realizado pelo estúdio Telecine, a narração de Neyda Rodrigues merece ser enaltecida. A dubladora é o grande diferencial do anime Super Aventuras, dando os mais variados tons à narração dependendo do clima da história. Sua voz ficou marcada por esse trabalho que até hoje é lembrado com carinhos por quem viu o anime nos anos 80.

Izaías Correia
Izaías Correia
Professor, roteirista e web-designer, responsável pelo site InfanTv. Também é pesquisador da dublagem brasileira.

2 Replies to “

  1. Pingback: Melhores trabalhos da dublagem brasileira em séries, desenhos e animes dos anos 80. | DB - Dublagem Brasileira
  2. Pingback: Melhores trabalhos da dublagem brasileira em séries, desenhos e animes dos anos 2010. | DB - Dublagem Brasileira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *