Matérias

Anos 80

TEMAS ADAPTADOS

Para português em desenhos dos anos 80

10

Mário Lúcio de Freitas

Moranguinho

"Moranguinho"
Coral Marshmallow

Para a série animada Moranguinho, Mário Lúicio fez cinco trabalhos: “Olhe Que Sol Lindo”, “Vamos ao Concurso”, “Feiticeiro da Montanha” e duas aberturas. Todos foram cantados pela equipe da Marshmallow: Mário Lúcio, Sarah Regina, Gilberto Santamaria, Zé Luís e um coral de crianças. Aqui a primeira abertura do desenho fica com a décima colocação.

9

Ibrahim Barchini

Capitão América

"O Capitão América"
intérprete não conhecido

Os primeiros temas de abertura dos desenhos da Marvel são dos anos 70. Na década seguinte, depois de ter o tema mostrado em inglês, por perda de arquivos, recebeu uma redublagem em 1982, onde o Capitão América recebeu uma nova letra.


8

Ibrahim Barchini

Doutor Sinuca

"Tema Do Dr Sinuca"
Os Inventores

Interpretado pelo grupo Os Inventores a canção que servia como tema da animação Doutor Sinuca teve sua versão escrita por Paulo Coelho. O desenho era um dos destaques da faixa Globinho em 1980. Um Lp com as canções do desenho foi lançado pela Polydor.

7

Ibrahim Barchini

Denver, O Dinossauro

"Denver"
intérprete não conhecido

O tema de Denver é um eletrizante rock que deixa a abertura do desenho atrativa e alegre. Narrando a origem do personagem “amigão”, essa canção é recordada por quem teve a infância vendo o desenho. Infelizmente não encontramos os nomes dos intérpretes.

6

Pedro Lopes

Ursinhos Gummi

"Ursinhos Gummi"
Pedro de Saint Germain

A canção era sempre executada na exibição dos Ursinhos Gummi, raramente havendo cortes, o que ajudou a popularizá-la. Para o vocal o escolhido foi Pedro de Saint Germain, voz extremamente conhecida por interpretar canções para animações.

5

Carlos Marques

Garfield e Seus Amigos

"Amigos Estão Lá"
Carlos Marques e coral

No final dos anos 80 estreou na Tv Globo o desenho Garfield e Seus Amigos, cujo tema de abertura, adaptado para português pela Sincrovídeo, trazia uma versão da canção orginal que foi um dos destaques na época.

4

Sarah Regina

Jem e as Hologramas

Jem
Sarah Regina

Mais uma composição de Mário Lúcio de Freitas como tantas que realizou para programas do SBT. Aqui ele não fez apenas o tema de abertura mas todas as canções do desenho Jem, adaptadas para o português. A voz é de Sarah Regina.

3

Maria da Penha

Cavalo de Fogo

"Cavalo de Fogo"
Maria da Penha

Um dos temas de abertura de desenho animado mais lembrados dos anos 80, Cavalo de Fogo teve a interpretação da dubladora Maria da Penha, que no desenho só participa fazendo a voz de personagens convidados. 

2

Luís Ricardo

Duck Tales: Os Caçadores de Aventuras

"Duck Tales"
Luís Ricardo

Com um ritmo contagiante e letra que resume bem as aventuras dos aventureiros da Disney, o tema de Duck Tales ficou imortalizado na mente dos fãs. Difícil não cantar junto com essa versão escrita por Telmo de Avelar.

1

Mário Lúcio de Freitas

Ursinhos Carinhosos

"Ursinhos Carinhosos"
Mário Lúcio de Freitas

O desenho por conta de uma redublagem realizada pela Double Sound teve duas versões em português para o tema de abertura, mas nada tira o encanto da primeira versão escrita e interpretada por Mário Lúcio de Freitas.

Izaías Correia
Izaías Correia
Professor, roteirista e web-designer, responsável pelo site InfanTv. Também é pesquisador da dublagem brasileira.

One Reply to “

  1. Pingback: Melhores trabalhos da dublagem brasileira em séries, desenhos e animes dos anos 80. | DB - Dublagem Brasileira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *