Matérias

Anos 80

DUBLADORAS

Coadjuvantes em desenhos dos anos 80

10

Judy Teixeira

Judy Teixeira

Sargento Megera
Jo Anne Worley

Olívia e Alice-Grande no Exército

No início dos anos 80 chegou por aqui um segmento do herói Popeye que mostrava Olívia Palito no exército. Lá ela tinha que suportar as chatices da Sargento Megera. Para dar voz a intragável militar, Judy Teixeira desempenhou a função com muito talento.

9

Ângela Bonatti

Ângela Bonatti

Maligna
Linda Gary

He-Man e Os Defensores do Universo

Dona de muito talento, Bonatti ajudou a consolidar a força da dublagem da Herbert Richers nos anos 80. Fazia naturalmente aguerridas heroínas e emprestando a voz as vilãs também era implacável. Maligna foi um bom exemplo do trabalho magistral de Bonatti.


8

Thelma Lúcia

Thelma Lúcia

Lino
Jeremy Schoenberg

Snoopy

Thelma Lúcia sempre teve um talento especial para fazer falsetes de garotinhos. Nessa dublagem realizada pelo estúdio Maga, no início dos anos 80, para a exibição do desenho Snoopy na TVS, ela mais uma vez faz isso com perfeição emprestando sua voz ao Lino. 

7

Selma Lopes

Selma Lopes

Madame Patilda
Joan Gerber

Duck Tales - Os Caçadores de Aventura

Até fazendo coadjuvantes Selma Lopes acaba se sobressaindo e muitas vezes roubando a cena. Em Duck Tales, animação da Disney que pintou no Brasil em 1988, ela dá voz à uma simpática Madame Patilda e cai facilmente no gosto da criançada.

6

Glória Ladany

Glória Ladany

Rainha da Coroa
Corine Orr

Galaxy Rangers

Ladany tem uma vasta galeria de personagens para os quais emprestou sua voz, mas em Galaxy Rangers, fazendo a vilã principal da animação, ela se supera. A Rainha da Coroa recebe uma personalidade forte, ameaçadora com uma voz que combina perfeitamente com ela, graças à atuação de Ladany.

5

Neuza Tavares

Neusa Tavares

Diabolyn
Jessica Walter

Cavalo de Fogo

Neusa Tavares dublou frequentemente vilãs em vários filmes e desenhos. Nos anos 80, dentro das animações, alcançou destaque ao fazer a Diabolyn, irmã da Rainha Sarana e tia de Sara. Neusa imortalizou a personagem que vive tentando se apossar do Reino que é por direito da sobrinha.

4

Glória Ladany

Glória Ladany

Madame Rizzo
Linda Gary

She-Ra, A Princesa do Poder

Entre os muitos destaques da dublagem de She-Ra, A Princesa do Poder está o primoroso trabalho de Glória Ladany como a atrapalhada feiticeira Rizzo. Ela adota um estilo simpático e engraçado e naturalmente torna-se diversão garantida para os telespectadores mirins.

3

Sônia Perez

Sônia Perez

Geleia
Frank Welker

Os Caça-Fantasmas

A carreira de Sônia Perez na dublagem praticamente inexiste, fez pouquíssimas coisas sem muita repercussão. Com o Geleia, no entanto, cria um estilo próprio, onde balbucia palavras para se comunicar. Com isso, ajuda a marcar a personagem na dublagem brasileira.

2

Teresa Cristina

Teresa Cristina

Bianca Dupree
Terri Hawkes

Turma da Pesada

Afastada da dublagem Teresa Cristina interpretou inúmeros personagens que se destacaram ao longo dos anos 80. Com Bianca Dupree desenvolve uma patricinha metida com uma voz levemente arrogante, sem perder a beleza do timbre inconfundível que tem.

1

Vera Miranda

Vera Miranda

Teela
Linda Gary

He-Man e Os Defensores do Universo

Uma das vozes mais lindas da dublagem brasileira, Vera Miranda realçou a beleza da capitã da guarda do Rei Randor. Além disso, a excelente interpretação da dubladora disponibiliza uma personagem destemida e que fica marcada na memória afetiva de quem viu He-Man nos anos 80.

Izaías Correia
Izaías Correia
Professor, roteirista e web-designer, responsável pelo site InfanTv. Também é pesquisador da dublagem brasileira.

One Reply to “

  1. Pingback: Melhores trabalhos da dublagem brasileira em séries, desenhos e animes dos anos 80. | DB - Dublagem Brasileira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *